Dicas para criar um currículo perfeito

O currículo não é seu cartão de visitas. É a sua vitrine. Por isso, cuide bem dele.
Seu currículo pode ajudar ou atrapalhar na sua busca de emprego, por isso é essencial que você invista um tempo para aperfeiçoá-lo e certificando-se que representa você e suas habilidades profissionais.
Lista dos itens essenciais que você deve incluir em seu currículo.

  1. A estrutura básica de um bom currículo inclui:
  • Nome completo;
  • Dados pessoais básicos (idade, estado civil);
  • Dados de contatos (telefone, e-mail, mídias sociais)
  • Perfil (descrição sobre o candidato)
  • Formação escolar
  • Experiência profissional
  • Cursos e atividades complementares
  • Extra

2. Informações de contato
É importante que você inclua detalhes de contato em seu currículo, ou como os empregadores irão entrar em contato com você caso desejem convidá-lo para uma entrevista. Uma boa ideia incluir um número de telefone de contato e endereço de e-mail.

3. Título, descrição ou biografia
Para iniciar seu currículo, escreva uma breve descrição sobre quem você é e o que você pode oferecer. Isso deve destacar suas habilidades e suas qualidades que pode oferecer para o trabalho, pois isso pode determinar se o empregador irá lê o resto do seu currículo.

4. Experiência
Um dos principais objetivos do seu currículo é compartilhar sua experiência de trabalho anterior. Liste suas funções anteriores em ordem cronológica inversa, concentrando-se nos últimos anos de sua carreira.
Para cada função, você deve incluir o nome da empresa em que trabalhou, as datas, a posição que ocupou e quaisquer responsabilidades / conquistas no cargo.
Para os candidatos iniciantes que ainda não tem experiência profissional, deve colocar em destaque o que tem de melhor: a formação escolar, um idioma, trabalhos voluntários e até uma experiência profissional fora do mercado formal.

5. Educação
Quando se trata de educação, não é necessário listar toda a sua história educacional e sim qual o nível mais alto, por exemplo, se você frequentou a faculdade, não é necessário registrar o ensino médio.
Ao listar a educação, você deve incluir o grau que você completou e o resultado, a faculdade que frequentou e o ano em que se formou.

6. Habilidades
A seção de habilidades e o resumo do currículo são as seções mais visíveis. Isso porque as habilidades e as qualificações são o que os empregadores mais procuram, portanto, essas duas seções devem atrair imediatamente a atenção do gerente de contratação.

Quais são as principais habilidades para o seu currículo?
Habilidades-chave são habilidades relacionadas ao trabalho que você tem a capacidade de exercer. Na maioria das vezes, você pode encontrar habilidades importantes nas descrições da vaga de trabalho.
Crie uma sessão no currículo para listar todas as habilidades que são relevantes para a vaga a qual você está se candidatando.

7. Extras
Nesta seção você pode listar todas as licenças / certificações / prêmios que você possui. Você também pode incluir links para suas contas de mídia social (se você usá-las profissionalmente), blog ou portfólio.

8. Formatação
Seu currículo não deve ser muito longo, por isso, deixe-o entre 1 e 2 páginas. Uma boa maneira de formatar o seu currículo é utilizar marcadores (•), isso permite que os empregadores se concentrem nas informações mais relevantes. Ao incluir palavras-chave no texto, os sistemas de rastreamento de candidatos (ATS) irão buscá-las.

Exemplo de um modelo de currículo.

Deixe um comentário